Médico do Atlético-MG e Seleção Brasileira abre o jogo sobre gramado sintético e influência em lesões
MatériaMais NotíciasVer Resumo da matéria por IAOs gramados sintéticos no futebol brasileiro têm sido tema de intenso debate entre os principais clubes do país. Uma das maiores preocupações levantadas nesse contexto diz respeito à possível influência da grama artificial no aumento do número de lesões entre os jogadores.Resumo supervisionado pelo jornalista!
da dobrowin: Os gramados sintéticos no futebol brasileiro têm sido tema de intenso debate entre os principais clubes do país. Uma das maiores preocupações levantadas nesse contexto diz respeito à possível influência da grama artificial no aumento do número de lesões entre os jogadores.
continua após a publicidadeRelacionadasAtlético MineiroSuper Sul-Americana: Conheça todos os possíveis adversários do Atlético-MGAtlético Mineiro18/12/2025Atlético MineiroDonos da SAF e dirigentes do Atlético-MG se reúnem: saiba detalhesAtlético Mineiro17/12/2025Atlético MineiroAtlético-MG chega à sua melhor colocação em ranking da ConmebolAtlético Mineiro16/12/2025
da blaze casino: Diante desse cenário, o médico do Atlético-MG e da Seleção Brasileira Dr. Rodrigo Lasmar, abordou o assunto de forma clara e técnica. Ele apresentou a perspectiva clínica da prática do futebol em gramados sintéticos, com base em estudos da medicina esportiva. Além disso, fez uma análise comparativa entre a grama artificial e a natural, destacando diferenças, e evidências científicas que ajudam a embasar a discussão.
Os gramados sintéticos aumentam o risco de lesão?
De acordo com o médico, não há evidências científicas ou estudos médicos que comprovem que os gramados sintéticos provoquem aumento no número de lesões ou elevem o risco de sua ocorrência.
continua após a publicidade
“A gente não tem pelos estudos divulgados ao redor do mundo, um aumento ou risco maior de lesão devido ao gramado sintético. Não temos lesões, principalmente lesões graves, que são aumentadas pelo gramado sintético.”
Além disso, o médico ressaltou a importância de se considerar corretamente o parâmetro de comparação com o gramado sintético, especialmente dentro da realidade brasileira. Ele destacou a qualidade precária de alguns gramados naturais no país, que frequentemente apresentam superfície dura e irregular, fatores que, nesses casos, podem sim aumentar o risco de lesões.
continua após a publicidade
“Um ponto importante é saber o que nós estamos comparando. Na nossa realidade a gente vê a situação de gramados, muitas vezes ruim, irregular, duro e isso sim aumenta o risco de lesão, gramados fora das condições adequadas. A discussão desse assunto passa muito por aí.”
Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Tudo sobre
Futebol NacionalGramado Sintéticolesão